Acompanhe sempre nossas novidades

16 Dicas para a Véspera e Dia da Prova

A semana que antecede um prova é de muita expectativa e por vezes tensa para a maioria dos candidatos em fase de preparação.

Meses e em alguns casos anos de preparação serão colocados à prova, e estar preparado fisicamente e principalmente emocionalmente para este momento pode fazer toda a diferença.

Para te dar uma força nestes últimos dias que antecedem a prova, preparei algumas dicas e sacadas importantes tanto para a véspera quanto para ao dia da prova.

Véspera da Prova (Sábado)

1. Estudo na véspera ou não?

Neste dia você pode optar por não estudar.

É um dia de relaxar a o corpo e a mente. Os últimos meses foram intensos, então é hora de pisar no freio e recuperar as energias. Contudo, há pessoas que se sentem mais confiantes se estudarem neste último dia. Se é o seu caso, recomendo apenas revisão. Revise pontos que sua intuição disser que são importantes para essa prova. Leitura rápida, somente para ativar a memória.

2. Relax

Mesmo que escolha revisar alguns pontos, sábado é dia de se fazer algo que goste. Assistir a um filme, dar uma corrida, fazer um passeio... o que mais te faça feliz. Eleve os hormônios do otimismo, energia e autoestima.

3. Não exagere

Relaxe, divirta-se, mas sem exageros. Nada de bebidas alcoólicas, ou alimentos que não está acostumado(a) a comer. Você precisa estar bem fisicamente no domingo.

4. Logística

Tenha certeza de onde será a prova, como chegar lá, o trajeto, meio de transporte. etc. Se a prova tem inicio às 14:00, por exemplo, planeje-se para chegar ao local às 13:00. (Atente-se para fuso-horário). Se precisar ir antes ao local da prova, vá.

5. Materiais, Ok!

Faça um check-list de tudo o que irá precisar para a prova. Separe seus documentos, inscrição, materiais (veja a cor da caneta no edital), alimentos, roupa e remédios no sábado.

Meninas, levem na bolsa remédio para cólicas e absorventes.  

Fique esperto também ao que não se deve levar. Esta tudo lá no edital.

Deixe tudo no jeito! 

6. Leve um agasalho!

Dependendo da sala e lugar que pegar, pode ficar frio caso tenha um ar-condicionado em sua direção e isso pode te atrapalhar muito na hora da prova. Se concentrar batendo o queixo, não dá! 

7. O sono dos Justos

Tente dormir no mínimo 8 horas de sono de sábado para domingo. Apesar da ansiedade, este sono será essencial para ter foco e atenção na hora da prova.

Dia da Prova (Domingo)

Chegou o grande dia. Dia de se superar e fazer a melhor prova de todas.

8. Não perca a hora

Se sua prova for pela manhã, use dois despertadores (não perca a hora, pelo amor de Deus!). Tome um café reforçado, mas sem exageros. Nada de alimentos extravagantes e fora de sua rotina. Não queremos ter dores de barriga na hora da prova.

9. Saia com antecedência

Já disse, mas vou repetir: Saia com antecedência! Imprevistos acontecem, pneus furam, ônibus quebram, uber pega o caminho errado (aconteceu comigo esses dias). As cenas clássicas dos atrasados do Enem ilustram bem isso. Não perca sua prova por besteira. Portanto, organização e planejamento na logística de transporte neste dia.

10. Reconhecimento do campo de batalha

Chegou ao local, faça um reconhecimento de sua sala, mas não entre ainda. Vá ao banheiro antes. Lembre-se de que você irá passar as próximas horas sentado(a), então ande e fique de pé o máximo de tempo que puder. Alongue-se.

11. Lugar ao Sol, ainda não...

Entre na sala e pegue um bom lugar (que não bata sol e que não fique na direção do ar). Às vezes, os lugares são marcados, então não tem como escolher.

12. Relax (de novo)

Concentre-se. Respire. Ore, se isso for importante para você. Antes de abrir a prova diga: "Vou fazer a melhor prova da minha vida!" 

13. Primeiro Passo

Caso seu certame contemple a produção de uma redação, faça uma primeira leitura do tema, mas não produza ainda. É só para conhecer a temática e isso ficar no seu subconsciente amadurecendo. Se tiver alguma ideia, anote. Questões da prova podem trazer boas ideias para a redação.

Reserve 1 hora para fazer o texto e passar a limpo os gabaritos.

14. De olho no tempo

Calcule quanto tempo você tem em média para cada questão. Se a prova tem, por exemplo, 5 horas de duração incluindo 120 questões e redação, fica assim:

  • 5 horas x 60min = 300 minutos (Total de Prova)
  • 1 hora para redação e gabaritos = 60 minutos
  • Sobram: 4h = 240 minutos
  • 120 questões = 2 minutos/questão

Esse é o tempo médio, ok? Você vai matar algumas questões muito rápido, em 30 segundos. Outras irão demorar mais, principalmente se envolverem cálculos ou textos longos.

O importante é que não perca tempo, não empaque. Se não sabe, vai para a próxima. E volte depois nas que deixou.

15. Faça uma pausa estratégica

Gosto muito da estratégia de fazer uma pausa em algum momento da prova. Este intervalo pode ser no meio do tempo disponível (2,5h, se a prova tiver 5h), ou em outro momento como, por exemplo, após acabar as questões objetivas antes de entrar na redação. Nesta pausa, você pode ir ao banheiro (mesmo que não esteja com vontade). Isso servirá para alongar, oxigenar o cérebro, e te relaxar um pouco. Neste trajeto, pense nas questões que está em dúvida, faça viagens mentais até seus materiais de estudo. "Brancos" podem ser resolvidos nessa hora.

16. Não é piquenique

Leve água e algum alimento (barra de cereais ou chocolate), mas não exagere. (não é piquenique rsrs). Seu cérebro será muito exigido e precisará de nutrição e hidratação nestas horas de prova.

 

É isso. Espero que tenha gostado das dicas e que possam ser úteis para você.

Deixe um comentário para eu saber se gostou, ou caso queira o detalhamento de alguma dica!

Forte abraço,

Marcus Costa

Data da publicação: 05/10/2018